"" Comissário de Bordo Curso: Como Funciona em Voo a função de um comissário de bordo?

sábado, 24 de março de 2018

Como Funciona em Voo a função de um comissário de bordo?

Durante o voo


A única etapa do trabalho da qual não pude participar foi a das orientações de segurança, já que apenas pessoas treinadas podem transmiti-las. Sentei e aguardei como passageira os avisos para desatar os cintos.



Depois, ao invés de reclinar meu banco e tirar um cochilo, fui imediatamente chamada ao trabalho. A primeira missão foi dar os recados sonoros de boas-vindas. Como o voo é muito rápido, em poucos minutos dei outro recado:

“Daremos início a nosso serviço de bordo em instantes”. Há um livrinho com recados como este, em português, inglês e espanhol, uma espécie de cola aos comissários – (comissario de bordo curso)  apesar de os mais antigos já terem decorado tudo. “Nesse voo não tem lanche”, alertou Taís ao indicar o texto correto antes que lesse algo como “teremos pasta or chicken”.

As refeições ficam armazenadas em compartimentos refrigerados na tal galley e são distribuídas por dois comissários. Já para atender a pedidos do comandante e do copiloto, cada companhia tem um procedimento de segurança.

O da Gol é fazer uma barreira na porta da cabine com um dos carrinhos enquanto um funcionário entra com os pratos. Mas e os comissários? Não há hora certa para o intervalo. Cada um tenta dar uma paradinha na galley quando possível.

A despedida


O avião pousa e nós – a essa altura eu me sentia parte do time – nos posicionamos para a despedida dos passageiros, dessa vez ao lado do piloto. São mais centenas de “obrigadas”, “tenha um bom dia”, “até logo”...

Aeronave vazia, logo entram os funcionários de terra para recolher o lixo. No caso de os comissários terem de mudar de avião, a equipe que sai deve fazer uma varredura e indicar aos comissários que chegam quais as condições. “O bar da parte de trás não está funcionando”, disse um comissário que saía quando entramos no segundo avião da nossa rota, para começar o caminho de volta.

Descanso


De acordo a Anac, cada tripulante pode ter até 9h30 de voo e cinco pousos no caso de tripulação mínima, como a nossa. Isso equivale a mais ou menos três voos diários de curta distância.

No fim do expediente, a hospedagem em geral é num hotel. Mas, no nosso voo, um dos comissários era gaúcho e foi para a casa da família em vez de seguir para o hotel com os demais.



Nem sempre dá para passear. Mas isso não é regra. “Daqui a dois dias vou para Maceió. Terei 12 horas em solo por lá (tempo mínimo de descanso entre uma jornada e outra), dá para pegar uma praia, né?”, diz, animado, um dos comissários da equipe, esse paulista.

Comissário tem vida social? Sim, diz a comissária-chefe Taís Menezes. Mas não é fácil. Na Gol, os tripulantes têm um domingo por mês de folga. E há o programa Escala Mãe, que permite às mulheres fazerem apenas bate-voltas ou no máximo pernoite até o filho completar 5 anos de idade.

A Azul tem a Escala Amamentação, para comissárias fazerem apenas bate-voltas até 6 meses depois da volta da licença maternidade. E o mesmo ocorre com a Avianca, que permite às mães que amamentam ter uma escala especial durante e depois do período de aleitamento materno.

fonte:http://viagem.estadao.com.br/noticias/geral,a-dura-rotina-das-comissarias-de-bordo-nos-ceu-brasileiro,70002006076


Nenhum comentário:

Postar um comentário